Em Anatomia da diferença: normalidade, deficiência e outras invenções o autor aprofunda sua discussão sobre a diferença. A deficiência, ampla e rigorosamente investigada para sua tese de doutorado, passou a contar com o presente texto, um instrumento para se discutir a diversidade funcional com o público em geral. Inicialmente, lançado em 2008 como livro físico, o texto agora passa a ser disponibilizado em formato digital

O tema do livro não se deu por acaso ou para cumprir um rito acadêmico que traz a público uma tese de doutorado, adaptada e ampliada para a leitura do grande público. Aos vinte anos, Ray tornou-se cadeirante em função de um acidente automobilístico. Este foi o seu renascimento e grande divisor de águas, como ele mostra em seu primeiro livro. Como cadeirante, recusou-se a se colocar no lugar de vítima e a abordar aquele acidente como tragédia. O acidente, de fato, tornou-se uma oportunidade de aprendizado, redescobertas, crescimento, transformação e superação. Ou, como ele próprio costuma dizer, uma fonte riquíssima de autoconhecimento.

Anatomia da diferença situa a deficiência em um contexto histórico, cultural e vivencial que se aprofunda a cada capítulo, expondo ao leitor uma dimensão pouco explorada na literatura, posto que o autor inclui, além de conhecimento teórico e visão crítica, a legitimidade conquistada pela vivência pessoal e direta com a deficiência. Temos aqui um autor que ousa abordar a diferença – e tudo o que foi socialmente construído em torno dela – com o rigor de um pesquisador, sem perder a sensibilidade, o respeito e a delicadeza fundamentais para se discutir uma questão que, sem sombra de dúvida, é essencialmente humana e comum a todos nós em alguma etapa da vida.

PEREIRA, Ray. Anatomia da Diferença: Normalidade, deficiência e outras invenções..

Lançado em 2008, pela extinta Casa do Psicólogo Editora, e relançado em versão atualizada para o Kindle, em 2023.

Clique aqui para adquirir o livro:

Livro físico: https://amzn.to/4dU7kXM
Ebook Kindle: https://amzn.to/3zcj88M

Trecho do livro "Anatomia da Diferença: Normalidade, deficiência e outras invenções"